A história da SpectrAI

Conheça nossa história e veja todo o conhecimento por trás de cada um dos nossos serviços!

Quem somos?

Conheça quem está por trás da SpectrAI e porque somos os especialistas que você procura para fortalecer sua produção e processamento pós colheita!

Quem faz parte da spectrAI?

Conheça as mentes por trás da modernização da produção e processamento de alimentos!

Dra. Karla Borba especialista da SpectrAI

Dra. Karla Borba

Atualmente atua como Pesquisadora e Diretora da SpectrAI, bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar – São Carlos). Mestre e doutora em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista, ao longo de sua carreira acadêmica se especializou em técnicas espectroscópicas, como infravermelho, Raman e RMN, aplicadas como métodos alternativos para avaliação de qualidade e detecção de adulteração em alimentos. Durante o mestrado e doutorado fez parte do grupo de pesquisa do laboratório de tecnologia pós-colheita na Embrapa Instrumentação. Avaliou e validou a utilização de espectrômetros portáteis de NIR (‘Near Infrared’) para avaliação de parâmetros químicos em laranja e tomates diretamente no campo.

Possui experiência internacional, tendo colaborado com grandes empresas processadoras de alimentos e produtores de frutas e hortaliças norte americanos durante o período que fez parte do laboratório de Tecnologia de Alimentos da “The Ohio State University”.

Com mais de 13 anos de experiência, tem vasto conhecimento de softwares e ferramentas quimiométricas e de machine learnig para desenvolvimento de modelos de predição e classificação de atributos de qualidade em alimentos.

Dra. Poliana Cristina Spricigo especialista da SpectrAI

Dra. Poliana Cristina Spricigo

Pesquisadora associada para projetos em inovação na SpectrAI. Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP / FCAV – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Campus de Jaboticabal), mestre em Engenharia Agrícola – Tecnologia Pós-Colheita pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP / FEAGRI – Faculdade de Engenharia Agrícola) e doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR / Biotec) com período sanduíche na University of Florida / EUA.

Pós-doutora em fitotecnia pelo Departamento de Produção Vegetal – Universidade de São Paulo (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ-USP – Piracicaba/SP) com período de estágio de pesquisa no exterior na Ohio State University – OSU / EUA. Foi docente contratada no Departamento de Produção Vegetal – Universidade de São Paulo (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ-USP – Piracicaba/SP).

Atualmente é Professora Assistente Doutora no Departamento de Biotecnologia Agropecuária e Ambiental – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Universidade Estadual Paulista – FCAV/UNESP – Campus de Jaboticabal. Responsável pelo Laboratório de Inovação Pós-Colheita (lipc), que realiza pesquisa e desenvolvimento em conservação de produtos hortícolas. Tem experiência em fisiologia, tecnologia, conservação e inovação pós-colheita de produtos hortícolas.

Yuri Fahl, especialista da SpectrAI

Yuri Fahl

Formado no curso de bacharelado em química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atualmente está cursando o mestrado na Universidade de São Paulo (USP), na área de química analítica. Durante a graduação na UFSCar, integrou o movimento Empresa Júnior, atuando na Atom Jr., na área de gestão administrativa. Nesse período, aprofundou conhecimentos em empreendedorismo e desenvolveu importantes habilidades na área.

Em 2021, iniciou um estágio na Embrapa Instrumentação, onde trabalhou com ressonância magnética nuclear (RMN) de baixo campo, focando no desenvolvimento de aplicações para a análise de produtos lácteos e cárneos. Ao final do estágio, foi efetivado como trainee de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na empresa Fine Instrument Technology, aprimorando suas atividades em análises utilizando RMN de baixo campo.

Em 2024, deu início aos estudos de mestrado na USP, com foco em RMN de baixo e alto campo. Seu projeto, intitulado “Preparação de oleogéis à base de cera de carnaúba e óleos vegetais e caracterização de propriedades físico-químicas por RMN em baixa e alta resolução”, alia a síntese de materiais à aplicação de técnicas avançadas de análise.

Rolar para cima