

Dra. Karla Borba
Atualmente atua como Pesquisadora e Diretora da SpectrAI, bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar – São Carlos). Mestre e doutora em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista, ao longo de sua carreira acadêmica se especializou em técnicas espectroscópicas, como infravermelho, Raman e RMN, aplicadas como métodos alternativos para avaliação de qualidade e detecção de adulteração em alimentos. Durante o mestrado e doutorado fez parte do grupo de pesquisa do laboratório de tecnologia pós-colheita na Embrapa Instrumentação. Avaliou e validou a utilização de espectrômetros portáteis de NIR (‘Near Infrared’) para avaliação de parâmetros químicos em laranja e tomates diretamente no campo.
Possui experiência internacional, tendo colaborado com grandes empresas processadoras de alimentos e produtores de frutas e hortaliças norte americanos durante o período que fez parte do laboratório de Tecnologia de Alimentos da “The Ohio State University”.
Com mais de 13 anos de experiência, tem vasto conhecimento de softwares e ferramentas quimiométricas e de machine learnig para desenvolvimento de modelos de predição e classificação de atributos de qualidade em alimentos.

Dra. Poliana Cristina Spricigo
Pesquisadora associada para projetos em inovação na SpectrAI. Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP / FCAV – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Campus de Jaboticabal), mestre em Engenharia Agrícola – Tecnologia Pós-Colheita pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP / FEAGRI – Faculdade de Engenharia Agrícola) e doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR / Biotec) com período sanduíche na University of Florida / EUA.
Pós-doutora em fitotecnia pelo Departamento de Produção Vegetal – Universidade de São Paulo (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ-USP – Piracicaba/SP) com período de estágio de pesquisa no exterior na Ohio State University – OSU / EUA. Foi docente contratada no Departamento de Produção Vegetal – Universidade de São Paulo (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ-USP – Piracicaba/SP).
Atualmente é Professora Assistente Doutora no Departamento de Biotecnologia Agropecuária e Ambiental – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Universidade Estadual Paulista – FCAV/UNESP – Campus de Jaboticabal. Responsável pelo Laboratório de Inovação Pós-Colheita (lipc), que realiza pesquisa e desenvolvimento em conservação de produtos hortícolas. Tem experiência em fisiologia, tecnologia, conservação e inovação pós-colheita de produtos hortícolas.

Yuri Fahl
Formado no curso de bacharelado em química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atualmente está cursando o mestrado na Universidade de São Paulo (USP), na área de química analítica. Durante a graduação na UFSCar, integrou o movimento Empresa Júnior, atuando na Atom Jr., na área de gestão administrativa. Nesse período, aprofundou conhecimentos em empreendedorismo e desenvolveu importantes habilidades na área.
Em 2021, iniciou um estágio na Embrapa Instrumentação, onde trabalhou com ressonância magnética nuclear (RMN) de baixo campo, focando no desenvolvimento de aplicações para a análise de produtos lácteos e cárneos. Ao final do estágio, foi efetivado como trainee de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na empresa Fine Instrument Technology, aprimorando suas atividades em análises utilizando RMN de baixo campo.
Em 2024, deu início aos estudos de mestrado na USP, com foco em RMN de baixo e alto campo. Seu projeto, intitulado “Preparação de oleogéis à base de cera de carnaúba e óleos vegetais e caracterização de propriedades físico-químicas por RMN em baixa e alta resolução”, alia a síntese de materiais à aplicação de técnicas avançadas de análise.
